4º Festival de Teatro do Interior da Bahia retoma atividades em formato online

Após adiamento da sua programação ano passado, festival realiza apresentações com transmissão online e oficinas a partir do dia 5 de maio

Nelson em Jogo concorre pela cidade de Feira de Santana

Nelson em Jogo concorre pela cidade de Feira de Santana

A partir da próxima quarta-feira (5/5), o 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia retoma sua programação, adiada em março do ano passado por conta da pandemia. A ideia é voltar a chamar atenção para a produção teatral do interior do estado, mostrando as montagens que foram selecionadas para concorrer ao Prêmio de Melhor Espetáculo do Interior. O 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia é patrocinado pela Braskem e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, apoio institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated).

Com o retorno, o festival ganha novos cenários e as apresentações serão transmitidas remotamente, ampliando o público que pode ter acesso aos espetáculos. Inicialmente, as peças seriam apresentadas em Camaçari e Itabuna, mas com a pandemia essa programação foi adaptada e os trabalhos serão encenados em palcos de Salvador.

Dos 60 espetáculos inscritos nesta edição do festival, representando diferentes regiões do estado, 12 foram selecionados para as mostras competitivas, sendo que quatro foram apresentados em janeiro do ano passado, antes do início da pandemia, em Jequié. Das oito peças restantes que iriam se apresentar em Camaçari e Itabuna, sete terão a encenação transmitida no canal do Teatro da Bahia no YouTube, já que um dos grupos selecionados optou por não continuar no festival.

As apresentações acontecem entre os dias 5 e 28 de maio (ver programação completa abaixo). Além de terem transmissão em tempo real, sempre às 16h, todas as sessões serão gravadas e ficarão disponíveis no YouTube. O festival também terá oficinas, que serão realizadas a partir do dia 10 de maio e também foram adaptadas para o formato digital. As atividades serão ministradas por membros da comissão julgadora do festival nas plataformas Zoom e Google Meet.

De 10 a 13 de maio, de 9h às 12h, o dramaturgo e ator Luiz Antônio Sena Jr. ministra a oficina “O Texto Dramático e As Novas Dramaturgias”. Entre os dias 17 e 20, no mesmo horário, a produtora Lu Barreto realiza “Produção Cultural”. A última oficina acontece de 24 a 27 de maio, de 9h às 12h, com o tema “Solo online Zoom – Atuação e processo criativo” com o  ator   e   diretor Fábio   Vidal.   Os   interessados   devem   se   inscrever   pelo   link: https://forms.gle/GE83VW7rjCqG1Lkw5

Sobre a Braskem – Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO:

Canal: Teatro da Bahia I YouTube

05/05 | 16h – A Travessia do Grão Profundo (Irecê)

12/05 | 16h – Nelson em Jogo (Feira de Santana) 14/05 | 16h – Zambi (Lauro de Freitas)

16/05 | 16h – Lucas da Feira (Feira de Santana)

21/05 | 16h – As Fabulosas Viagens de Frederico (Itabuna) 28/05 | 16h – Nem Tanto, Nem Tão Pouco (Lauro de Freitas)

OFICINAS:

Inscrições: https://forms.gle/GE83VW7rjCqG1Lkw5

10 a 13/05 | 9h as 12h – O Texto Dramático e As Novas Dramaturgias I Luiz Antonio 17 a 20/05 | 9h as 12h – Produção Cultural I Lú Baretto

24 a 27/05 | 9h as 12h – Solo online Zoom – Atuação e processo criativo I Fábio Vidal

/Prêmio Braskem /teatrodabahia
Cada espetáculo fará apenas uma apresentação.