Crédito: Nana Moraes
Fotos de divulgação:
https://drive.google.com/drive/folders/1vWHnHxgNTtm4jvp1K3RKTTBuKbz7nJEu?usp=sharing
Salvador, julho de 2025 – De um lado, um dos maiores personagens da dramaturgia mundial. De outro, uma das mais importantes e populares atrizes brasileiras. O encontro entre Lady Macbeth e Susana Vieira acontece em ‘Lady’, texto inédito de Vana Medeiros escrito para a atriz, que intercala sua própria biografia com alguns dos mais belos trechos da obra original de Shakespeare. O espetáculo que se apresenta em Salvador pela 25ª Edição do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro, tem direção de Leona Cavalli e Idealização e Produção de Edgard Jordão e acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de julho, para curtíssima temporada no Teatro Casa do Comércio, com patrocínio da Vivo, via Lei Rouanet.
Em ‘Lady’, a protagonista é uma atriz que passa sua vida a limpo faltando poucos minutos para entrar em cena e interpretar Lady Macbeth, a emblemática personagem de Shakespeare. A vida da própria Susana se une a trechos do autor inglês, em uma viagem pela trajetória pessoal e profissional da atriz, que se revela em um texto franco e corajoso. “Eu sempre sonhei em interpretar Lady Macbeth. Gosto de todas as peças de Shakespeare, são histórias que envolvem os grandes defeitos que nós temos: egoísmo, vingança, inveja, adultério. Eu acho que todos os sentimentos e todos os atos negativos que o ser humano tem, Shakespeare consegue botá-los no palco e fazer uma reflexão profunda a respeito disso”.
Susana também desejava montar um texto inédito e rever sua história em cena. Intercalar esses dois universos gerou um espetáculo que propõe um diálogo intenso e bem-humorado com a plateia. “Decidi aproveitar e contar a minha história, falar dessa minha vontade de montar um clássico, mas também mergulhar na minha biografia. E aí eu vou conversando com a plateia, contando tudo que eu passei, como foi a minha carreira, presto uma homenagem às grandes atrizes com as quais eu trabalhei”, explica a atriz.
A ideia de um novo espetáculo veio da parceria do produtor Edgard Jordão com Susana. Juntos, fizeram uma temporada de grande sucesso de ‘Shirley Valentine’ e desejaram seguir adiante, agora com um novo espetáculo. “Susana queria fazer um Shakespeare e ao mesmo tempo tem histórias incríveis, resolvemos juntar as duas coisas e assim nasceu ‘Lady’. Ela é uma parceira incrível, nós trocamos sobretudo o tempo todo e temos uma relação de mão dupla, nos respeitamos, nos admiramos, nos amamos, nos ouvimos, discordamos, é um casamento que deu certo. Ao longo dos anos, estabelecemos vários códigos que permanecem pra sempre”, celebra.
O texto é também uma ode ao teatro. “Tenho grande respeito ao teatro, novas coisas vêm surgindo, chegou a inteligência artificial, mas o teatro ninguém consegue derrubar. Porque, na verdade, nada substitui o contato do público com o seu ator, sua atriz, com seu autor preferidos. Enquanto existir um ator vivo no palco., haverá também uma alma viva na plateia, nessa comunhão”, exalta Susana.
Para dirigir ‘Lady’, Susana escolheu uma atriz pela qual nutre grande admiração, Leona Cavalli, que tinha um projeto de fazer um documentário sobre ela. “O que me atraiu foi o convite irrecusável da Susana pra dirigi-la em uma peça que une momentos da sua vida com uma das maiores personagens da dramaturgia de todos os tempos. Eu sempre admirei a Susana, não só pela atriz magnífica que é, com sua imensa capacidade de ir do drama à comédia em segundos e se comunicar com qualquer tipo de público, mas também por sua autenticidade e força, de uma mulher que encara todos os desafios e se renova constantemente”, exalta Leona.
Um espetáculo sobre duas mulheres tão fortes, só poderia ser escrito por outra mulher. A escolhida foi a dramaturga Vana Medeiros, que mergulhou na biografia de Susana Vieira e teve inúmeros encontros com a atriz e com Leona para criar o texto. “O processo foi intenso, mas encantador. Susana viveu todas as fases da televisão brasileira, desde os primeiros programas ao vivo até as transformações do século XXI, e a ideia de trazer Lady Macbeth para este jogo pôde nos proporcionar a oportunidade de fazer uma homenagem ao amor que Susana tem pelo teatro e pela atuação, mas também de tratar de questões profundas como a morte, o envelhecimento no palco, a vontade de continuar vivendo e se realizando como artista. É uma peça de metateatro, no sentido mais amoroso desta linguagem. Que bebe deste poder de comunicação que Susana sempre teve com públicos brasileiros de diversas gerações e classes sociais, divertindo e inspirando plateias na televisão, no teatro e na internet com sua autenticidade”, explica Vana.
O texto segue vivo e se modificando nos ensaios. A atriz divide suas histórias com a diretora e a autora durante o processo de criação e novas histórias e falas vêm sendo incorporadas à versão final. Leona sugeriu os trechos de Lady Macbeth que deveriam pontuar a narrativa e, a partir daí, Vana foi bordando o texto que não se prende ao passado, dialoga sempre com o presente, como é o próprio espírito de Susana. “Ela chega aos ensaios com sua sinceridade e humor cortantes, a partir de sua visão de mundo de hoje, não apenas de memórias. Ao mesmo tempo, há a sua intensa entrega a uma personagem nova e clássica que é a Lady. O encontro desses dois aspectos é o que me instiga na direção e torna a peça única”, vibra Leona. “Lady é uma grande homenagem bem-humorada ao teatro e à carreira de Susana. É sobre as potências e as limitações que a vida inevitavelmente apresenta, e sobre uma mulher que passou décadas se negando a se curvar diante destas limitações”, acrescenta Vana.
Vivo Cultura
Além de apoiar a circulação de espetáculos culturais por todo país, a Vivo possui o Teatro Vivo em São Paulo, que em 2024 promoveu 10 espetáculos, vistos por mais de 50 mil pessoas e também incentiva importantes equipamentos culturais, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Pinacoteca de São Paulo, MASP, MIS São Paulo, Instituto Inhotim, Museu Oscar Niemeyer e MAM- São Paulo. Todas as suas iniciativas buscam ampliar o acesso ao conhecimento com novas formas de vivência e aprendizado, fortalecidas nos aspectos de diversidade, inclusão, coletividade e educação.
“LADY” estreou no dia 13 de março, no Rio de Janeiro, e já passou por diversas capitais, sempre com sucesso absoluto. Em Salvador, a peça será realizada pelo Catálogo Brasileiro de Teatro, uma iniciativa da Fred Soares Produções, que este ano comemora 25 edições. Com patrocínio do Shopping da Bahia, apoio do Instituto Marta Zollinger e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto realiza por ano 20 espetáculos do eixo Rio e São Paulo em Salvador, além de ações de formação e difusão, sendo considerando o maior projeto de circulação teatral do país.
Projeto CATÁLOGO BRASILEIRO DE TEATRO | 25ª EDIÇÃO
Espetáculo LADY
Com Suzana Vieira
texto Vana Medeiros
direção de Leona Cavalli
Idealização e Produção de Edgard Jordão
SERVIÇO
Data: 04, 05 e 06 de Julho
Local: Teatro Casa do Comércio
Horários: Sexta 20h, Sábado, 20h // Domingo, 17h
Classificação etária: 10 anos
Duração: 90 minutos