Focus Cia de Dança celebra 25 anos com espetáculo inédito no Teatro Sesc Casa do Comércio

Com trilha interpretada por Ney Matogrosso, montagem “Entre a Pele e a Alma” explora os prazeres humanos e faz curta temporada na capital baiana nesta semana.

ENTRE-A-PELE-E-A-ALMA_Focus-Cia-de-Danca_LeoAversa

Salvador se torna palco de uma grande celebração da dança contemporânea brasileira nesta semana. Comemorando seu jubileu de prata, a consagrada Focus Cia de Dança desembarca na capital baiana para apresentar sua mais recente criação: “Entre a Pele e a Alma”. As sessões acontecem nesta quinta (27) e sexta-feira (28), às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, na Pituba. A circulação nacional conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras.

Sob a direção e coreografia de Alex Neoral, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e estética inspirada no famoso tríptico “O Jardim das Delícias Terrenas”, do pintor renascentista Hieronymus Bosch. A obra busca traduzir em movimento os dilemas humanos, transitando entre o pecado, a beleza e o prazer em estado puro, reafirmando o corpo como um território de liberdade artística.

Voz inconfundível e visual impactante

Um dos grandes diferenciais desta montagem é a sua trilha sonora original. Composta por Paula Raia e Sacha Amback, as canções ganham vida na voz de Ney Matogrosso. É a primeira vez que o icônico cantor empresta sua interpretação para uma criação de dança contemporânea. “É lindo admirar o corpo íntegro e pleno dos bailarinos ao longo da coreografia, ora sem figurinos, porque é parte da natureza do que nós somos e de extrema beleza”, comenta o intérprete sobre a obra.

A cenografia de Natália Lana também promete surpreender o público soteropolitano. A encenação utiliza cerca de 1.500 metros de malha, criando uma instalação viva que se transforma diante dos olhos da plateia, dialogando com os figurinos assinados por João Pimenta e a iluminação de Anderson Ratto.

Intervenção urbana no Centro Histórico

Além das apresentações no palco italiano, a passagem da companhia pelo Rio Vermelho e Pituba se estende ao Centro Histórico. No próximo sábado, dia 29 de novembro, às 16h, o grupo leva a performance “Trupe” ao Terreiro de Jesus. A ação gratuita e ao ar livre busca democratizar o acesso à dança, criando um cortejo vibrante que dialoga com a arquitetura e o público passante de um dos cartões-postais mais simbólicos da cidade.

Reconhecida internacionalmente e recentemente declarada Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a Focus Cia de Dança reafirma, com esta turnê, seu compromisso de levar arte de excelência técnica e emoção para diversos cantos do país. “Chegamos às bodas de prata com vigor e desejo de continuar”, celebra Alex Neoral.

Fotos de Renato Mangolin e Leo Aversa


Serviço

  • O quê: Espetáculo de dança “Entre a Pele e a Alma” (Focus Cia de Dança)

  • Quando: 27 e 28 de novembro de 2025 (quinta e sexta-feira)

  • Horário: 20h

  • Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves, 1109 – Pituba)

  • Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

  • Vendas: Bilheteria do teatro e plataforma Sympla

  • Classificação: 14 anos

  • Ação Extra: Performance “Trupe”

  • Quando: 29 de novembro (sábado), às 16h

  • Onde: Terreiro de Jesus (Centro Histórico)

  • Acesso: Gratuito

Relacionados

Cia Baiana de Patifaria anuncia espetáculo inédito após hiato de uma década

Solo de dança “Savalu” estreia nesta quinta-feira no SESI Rio Vermelho celebrando a ancestralidade

Confira também...

Prêmio Bahia Aplaude

Peça baseada em obra de Augusto Cury discute saúde mental no Teatro Jorge Amado