Néu Armistrongui e o Jegue Apolo – Grupo Finos Trapos
No palco do Museu de Arte da Bahia, o Grupo finos Trapos apresenta “Néu Amistrongui e o Jegue Apolo”, o primeiro espetáculo de bonecos do Grupo. A peça narra a história de Néu, um jovem nordestino que descobre na literatura a possibilidade de viajar até a Lua. Determinado, e acompanhado de seu fiel jegue, Apolo, ele embarca nessa experiência de criar sonhos.
Inspirado pelas obras de Mário Cravo Jr. e Silvio Jessé, este espetáculo utiliza elementos visuais do imaginário nordestino para transmitir um profundo sentimento de pertencimento e valorização cultural à comunidade de Vitória da Conquista, Bahia.
Através de uma experiência artística única, o espetáculo cativa o público infantojuvenil e adulto, convidando-os a embarcar em uma jornada repleta de criatividade, esperança e conexão com as raízes regionais. Com uma equipe técnica experiente e a colaboração de artistas renomados, buscamos oferecer apresentações acessíveis e de alta qualidade, fortalecendo o hábito da leitura, a criatividade e incentivando o espírito científico.
Local: Auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB)
Datas: 24 de outubro – Sessões às 15h
Duração: 45 min
Classificação: Livre
Ficha técnica:
Yoshi Aguiar – Diretor, Iluminador, Cenógrafo, Ator/Manipulador de Bonecos
Daisy Andrade – Coordenação de Produção, Atriz/Manipuladora de Bonecos
Vinícius Martins – Ator/Manipulador de Bonecos
Tomaz Mota – Sonoplasta e operador de som e luz.
Teatro de Cabo a Rabo:
Criado em 2002, o Teatro de Cabo a Rabo é um projeto de intercâmbio do Teatro Vila Velha com artistas e grupos residentes do interior do estado da Bahia. Ao longo de quatro edições, a mostra já proporcionou a apresentações de dezenas de companhias e artistas vindos de diferentes regiões do estado. Além das apresentações de espetáculos, as pessoas selecionadas como residentes do festival, realizam oficinas para artistas da cena de Salvador. Uma troca que proporciona a circulação de ideias e saberes localizados, a partir de diferentes experiências com a arte. Em 2025, a mostra Teatro de Cabo a Rabo acontece de 22 a 26 de outubro no Museu de Arte da Bahia, reunindo espetáculos e ações formativas voltadas para artistas, educadores, mediadores e gestores culturais.
Essa é uma realização do Teatro Vila Velha.
Esse evento integra o projeto O VILA OCUPA O MAB. Seguindo o movimento de expansão e conexão, o Teatro Vila Velha ocupa o Museu de Arte da Bahia com apoio financeiro do IPAC, fortalecendo os espaços culturais da cidade.
O Teatro Vila Velha tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

